A VOZ DA COMUNIDADE

Desperdício de Alimentos

Resultado de imagem para desperdicio de alimentos

Verduras e frutas mal aproveitadas jogadas no lixo.

(foto: Wikipédia)

Atenção ao desperdício de alimentos; dos temas abordados como desperdícios (água, luz, tempo, alimentos); o desperdício de alimentos é o mais impactante para nossa comunidade.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mais de 1/3 de toda comida produzida no mundo é desperdiçada ao longo do ciclo de produção e consumo. Esse valor equivale a cerca de 1,3 bilhões de toneladas de alimento indo para o lixo todo ano.

Alimentos são desperdiçados de várias formas:

• Na fazenda, durante a produção do alimento quando produzido em excesso;
  • Na embalagem e acomodação do alimento em caminhões para transporte aos centros de distribuição;
  • Durante o transporte do alimento para o centro de distribuição, quando parcela da produção, se perde durante o caminho, caindo nas estradas, se perdendo por conta do esmagamento de caixas;
  • Na armazenagem dos centros de distribuição quando o produto é acondicionado em estoque aguardando o consumo.

O consumidor valoriza o aspecto “cosmético” do produto, da fruta, da verdura, se ela está bonita. Se ela está com uma manchinha, ou feia, enrugada, ou se a cenoura não tem aquele tamanho ou formato exato, o produto já não serve para o consumo; esses conceitos devem ser repensados pelo consumidor.

Entretanto uma grande parte do desperdício de alimentos infelizmente ocorre onde o alimento deveria ser totalmente aproveitado; ou seja, na nossa casa, na nossa cozinha.

Precisamos estar atentos, e nos preocupar com o desperdício de alimentos, pois esse desperdício custa caro. Sem controle da quantidade do que consumimos gastamos mais em preparos, bem como em compras desnecessárias nos supermercados, nas feiras livres, adquirindo mais alimento do que precisamos para nossas necessidades o que gera desperdício.

Evitar o desperdício de alimentos é uma questão de consciência, quantas vezes se colocou mais comida no prato do que deveria? Aquilo que está no prato e a pessoa não comer vai sobrar e essa sobra de comida vai ser descartada, jogada fora, jogada no lixo.

O desperdício de alimentos é um mal que deve ser combatido por todos, e por todas as famílias no nosso dia a dia; em casa procurar aproveitar todo alimento; nos passeios consumir o necessário sem desperdício.

Precisamos ensinar nossas crianças o respeito com os alimentos; a importância dos alimentos em nossa vida, a necessidade dos alimentos para todas as pessoas, orientar nossas crianças; mostrar a elas que existem pessoas e famílias que passam por necessidades de alimentos, pessoas passam fome, famílias que não tem o que comer, esse problema pode estar perto da gente, em nosso bairro, em nossa comunidade. Ensinar aos nossos filhos, o dom da generosidade, mostrando a eles a importância na virtude “da partilha”, ensinar à criança a importância na virtude “da doação” daquilo que é excedente.

Se ao notar que em nossa casa temos mais do que precisamos; porque não doar o que é excedente a quem precisa? Doar aquilo que está em boas condições e está em excesso, pode ajudar quem precisa. Pense nisso.

Nossa Catedral Santa Mena possui programa dedicado que ajuda famílias necessitadas de nossa comunidade com cestas básicas de alimentos, e estão sempre precisando de doações de alimentos e roupas para manter suas famílias com dignidade.

Ajude, doe aquilo que é excedente, evite o desperdício de alimentos.

Seja mais feliz.

Fonte: armário orgânico; GRSA, enciclopédia Wikipédia