PENTECOSTES

No próximo dia 20/05, a Igreja nos convida a Celebrar uma das mais importantes Festas do Calendário Litúrgico- Pentecostes.

O nome Pentecostes, do grego- “quinquagésimo, tem o seu significado por ser celebrada 50 dias após a Páscoa. Chamada em Hebraico de “shavuot” que significa semanas, também conhecida como Festa das Primícias, coincidia com o fim da colheita e era o momento em que os Judeus ofereciam em agradecimento a Deus, as Primícias dos Pães feitos com o trigo da nova colheita. Era também, a oportunidade de fazer memória ao dia em que Moises recebeu as Tábuas – “Torah”, com as Leis Sagradas.

Celebrar Pentecostes, é recordar o dia em que o Espirito Santo foi derramado sobre os Apóstolos, reunidos no Cenáculo junto à Mãe do Senhor, Maria Santíssima.

Para nós Cristãos Católicos, Pentecostes é o “Aniversário da Igreja”.  Momento em que Deus derrama os seus Frutos. Em Pentecostes, recebemos o Espirito Santo, supremo dom do Pai e de Jesus a Humanidade. Ao soprar sobre os discípulos, Jesus recria a humanidade. Em Pentecostes, todos nós somos discípulos de Cristo, com a oportunidade de renascer e a missão de testemunhar sua palavra e seus frutos de misericórdia, bondade, justiça, paz, esperança e reconciliação.

Rezemos para que os dons do Espirito Santo, que serão derramados nesta solenidade sobre a Igreja em todo o mundo, realize no Coração dos Fiéis as Maravilhas que foram operadas no início da Pregação do Santo Evangelho. Assim, unidos a Jesus, possamos cumprir o Supremo Objetivo e formar uma só família, em seu Amor.

Fabiana Lacerda