A VOZ DA COMUNIDADE

ALÔOOO  PESSOAL  VOCÊ   ESQUECEU? OU TÁ LIGADO?

D E N G U E

dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (ô nominho difícil, mas perigoso).

O mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar, transmitindo a dengue, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem durante a noite. A pessoa não percebe a picada, pois não dói e nem coça no momento.

Topa trabalhar? Depois de ler o jornal, dê um passeio pela casa verifique sua casa, seu quintal, bandeja de água da geladeira (atrás).

“Bora lá” vamos ACABAR com esse “carinha” perverso.

Evite o acúmulo de água parada

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do animalzinho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água.

Coloque areia nos vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: (1) eliminar esse prato, (2) lavá-lo regularmente ou (3) colocar areia. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Seja consciente com seu lixo

Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos. Assim você garante que eles ficarão desobstruídos, evitando acúmulo e até mesmo enchentes. Em casa, deixe as latas de lixo sempre bem tampadas.

Não desarme sua segurança e de sua família, a dengue pode matar, até uma tampinha de refrigerante com água serve de criadouro desse bichinho. Conscientize, oriente os familiares, informe a garotada para entrar nessa batalha.

Vamos mobilizar toda nossa gente de Santa Mena para “acabar” com esse inseto, se nos unir conseguimos.

Marco Antonio Kopelvski – Colaborador



VOLTAR



COMPARTILHE ESTA PAGINA


Deixe um comentário

 

 
 
© 2014 - Paróquia Santa Mena - Todos os Direitos Reservados
Av. Suplicy, 197 - Jardim Santa Mena - Guarulhos/SP - Tel: (11) 2455-9434


Este website é melhor visualizado em 1280x900px - Preferencialmente utilizar Internet Explorer 9 ou Firefox 28 Pode haver erros em navegadores inferiores.