MISSÕES, UMA IGREJA EM SAÍDA

Iniciamos o mês missionário com o título “A missão no coração da fé cristã”, esta foi a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2017. “Qual é o fundamento da missão? Qual é o coração da missão? Quais são as atitudes vitais da missão?”, pergunta Francisco e afirma: “A missão da Igreja é animada por uma espiritualidade de êxodo contínuo”. Trata-se de “sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG 20). (…) A missão adverte a Igreja de que não é fim em si mesma, mas instrumento e mediação do Reino”, diz o papa.
O Mês das Missões deve lembrar a cada um de nós, que é missão de todo batizado ser evangelizador. Não é cristão autêntico quem não fala de Cristo e da Igreja. O Batismo nos faz “membros do Corpo de Cristo”, a Igreja, e assim, participantes de Sua missão de salvar o mundo, levando-o para Deus, por meio da vivência dos ensinamentos de Jesus.
Para ser missionário deve-se ter a coragem de dividir o tempo com os outros. Onde quer que seja, levando a paz e pregando o amor de Deus nas mais diferentes culturas. O missionário é aquele que está disposto a ir onde há necessidade de alguém que ofereça seus dons e sua vida ao serviço dos mais necessitados.
Em atenção ao que Jesus nos pede no Santo Evangelho, e ouvindo os apelos do Papa Francisco e da Igreja, nossa paróquia realizou no último dia 23 de setembro um dia de missão pelas ruas de nosso bairro. Se reuniram em torno de 35 pessoas para a realização da missão que iniciou às 8h da manhã e contou com um momento de convivência, logo depois um momento de formação e em seguida saímos pelas ruas. Ao final dos nossos trabalhos missionário o sentimento dos participantes era só um: de muita gratidão e entusiasmo. As famílias visitadas também se surpreenderam muito, muitos eram os que diziam: “não sabia que a Igreja católica fazia esse trabalho porta a porta.” Esta foi uma pequena semente que plantamos no coração dos agentes de pastoral e das famílias visitadas. Para o ano de 2018 faremos esse projeto missionário crescer mais ainda.
Jonas Barbosa / Seminarista Paróquia Santa Mena