AGOSTO MÊS DA VOCAÇÕES: O DIA A DIA DE UM SEMINARISTA

Neste mês onde celebramos as vocações, dedicarei algumas linhas deste artigo para partilhar um pouco da vivência no seminário, aquilo que é o dia a dia de um seminarista.

Após uma caminhada de um ano nos encontros vocacionais, sendo acompanhado pelo padre responsável, o candidato faz seu discernimento juntamente  com a formação e se for apto ingressa no seminário propedêutico, que é o primeiro ano de seminário, a que chamamos um tempo de preparação para os estudos de filosofia e teologia. Dentro deste ano temos os estudos de Bíblia, Latim, filosofia, catequese e aprofundamento em língua portuguesa. Seminário é sempre um período de discernimento e aprofundamento na fé. Há momentos de espiritualidade e oração, onde cada jovem busca aprofundar sua fé e sua vivência comunitária.

Passado este ano, o candidato percebendo que este é realmente o chamado de Deus em sua vida, é feito então o pedido de ingresso ao curso de filosofia e posteriormente o ingresso a teologia onde cursa por quatro anos os estudos teológicos. Agora passando a morar no seminário no bairro do Lavras que conhecemos  também como seminário maior. Neste período as responsabilidades já vão crescendo. Com um curso universitário as exigências já são maiores, e como estudamos em São Paulo precisamos acordar muito cedo.

Nossas atividades começam bem cedo, por volta das 04h30 com o despertar e às 05h10 com a oração das Laudes ou da Missa, seguida do café e saída para a faculdade às 06h. Com um percurso de quase duas horas inicia-se as aulas às 07h30 da teologia na PUC-SP e as 08h da filosofia No UNIFAI na Vila Mariana e tem seu término às 11h40 onde voltamos para Guarulhos e chegamos no seminário por volta das 13h30 e em seguida almoçamos. No período da tarde e noite temos nossas atividades internas que são divididas em estudos, faxina da casa, Lectio Divina, oração das Vésperas e Missa, direção espiritual pessoal e em grupo, estudo da Bíblia, Liturgia, noções básicas de administração paroquial, partilhas em grupo e sempre encerramos o dia com a oração das Completas às 21h30.

Jonas Barbosa / Seminarista da Paróquia Santa Mena