“PEREGRINOS DE SANTA MENA”

Santa Mena Nasceu no povoado de Soulosse na França no século 4°.

Ou seja, a mais de 1600 anos atrás. Seus irmãos foram mártires e são Santos também.

Seus restos mortais estão na igreja de São Remi em Puzieux; esse povoado tem 170 habitantes e está próximo de Nancy que está a 400 km de Paris. Os restos mortais de Santa Mena chegaram nesse povoado no século 19 para serem guardados, acredita se que por causa da revolução Francesa.

Há um vácuo na história já que não sabemos ao certo o porquê, seria necessária uma pesquisa história mais profunda.

Santa Mena foi educada por um bispo e depois devolvida aos pais e posteriormente serviu a igreja.

Na capela de Santa Mena está a lápide do seu túmulo e no topo há uma única imagem de Santa Mena, capela é adornada com vitrais dela e dos irmãos.

E as duas igrejas dedicadas à de Santa Mena a nossa e a da França estão a mais ou menos 9500 km de distância.

Percebemos uma certa surpresa das pessoas que nos receberam; pois viemos de muito longe por ELA. Após a missa presidida pelo Padre Cleber houve uma foto oficial para o jornal local e também fomos recebidos pelo prefeito e por 3 vereadores locais.

Dia 15 de maio é um dia dedicado a Santa Mena naquele povoado; uma procissão é realizada no sábado após o dia 15 de maio (para que as pessoas possam acompanhar), a procissão sai da igreja de São Remi até a Capela de Santa Mena com seus restos mortais; 1 kilometro indo e voltando.

A devoção a santa Mena é muito maior aqui em nossa cidade, e seus milagres são mais conhecidos entre nós.

Nossa peregrinação foi abençoada com muita emoção durante a missa.

Valeu para nós cada segundo que passamos juntos.

Que possamos fazer muitas outras peregrinações.

Diretor espiritual: Padre Cleber Leandro de Oliveira. Peregrinos: Moacir, Deise, Edymara, Agnei, Maria Elena, Maria Rosa, Sheila, Yuka, Leila, Isabel, Cândida, Ana, Eduardo, Katia, Sueli e Rosi.

Texto dos “peregrinos de Santa Mena”