PALAVRA DO PÁROCO OUTUBRO 2017

Maria: imagem da Igreja missionária

“Viva a Mãe de Deus e nossa…”

Estimados irmãos e irmãs, graça e paz!

Ainda estamos em festa! Nossa Paróquia rejubila de alegria, pois este mês para nós está sendo de graças e bênçãos. Acabamos de celebrar o grande dia de Santa Mena, em que pudemos louvar a Deus pelas inúmeras maravilhas testemunhadas por intermédio desta jovem santa. Mas as nossas comemorações continuam: neste mês missionário celebramos o dia de São Judas Tadeu e estamos concluindo o Ano Mariano com as celebrações dos 300 anos do achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Trezentos… Cem… Dois mil anos! Maria, desde o seu consentimento para a vocação sublime de ser Mãe, acompanha-nos com um carinho materno, com o amor que só mãe sabe manifestar. Deus nos ama com um amor maternal e este amor experimentamos naquela que as gerações proclamam bem aventurada…

Maria é feliz porque acreditou na Palavra de Deus e em sua promessa: o menino que ti nascer será grande (cf. Lc 1,26-38). Na grandeza de Jesus, Maria muito aprendeu… A grandeza de Jesus foi fazer-se pequeno sendo Deus. Maria se torna grande por saber-se pequena, humilde serva para a qual o Senhor olhou com Misericórdia e a elegeu: Mãe do Filho de Deus e nossa – Mãe da Igreja.

Aparecida, Fátima, Guadalupe… manifestações diversas do amor de Deus que se revela no carinho e na presença de Maria entre os humildes, pobres, excluídos para que sejam consolados e reavivam a esperança no Senhor.

O cristão católico, devoto e amantíssimo de Nossa Senhora, esforça-se para acolher a mensagem de fé que Maria traz consigo nas inúmeras manifestações ao povo simples: com ela aprendemos a orar, a levar Jesus ao mundo, a ser instrumento de paz para a conversão dos pecadores.

Que este ano mariano, tenha sido um tempo de redescobrir o perfil da Igreja que os cristãos são chamados a trazer como identidade eclesial: sou filho no Filho Jesus Cristo: Filho de Deus, meu Irmão – Filho da Virgem Maria, minha e nossa Mãe.

Pe. Thiago R. dos Santos