SAÚDE E FÉ CAMINHAM JUNTAS

>

Quem disse que a saúde se resume ao que se vê? Quando falamos de saúde parece que falamos apenas do concreto aquilo que se identifica através de exames clínicos, mas não, a saúde também está relacionada ao psíquico e emocional.

Em um mundo repleto de compromissos, trânsito, dívidas para pagar, nos deparamos com sentimentos que muitas vezes são desconhecidos por nós ou não sabemos como controlar, como é o caso da raiva, medo, stress e ansiedade.

Cuidar da saúde física e emocional é controlar ou dar limites ao que estamos sentindo. Se conhecer melhor é o primeiro passo para essa Gestão das Emoções, se torna mais fácil, saber o que te desequilibra emocionalmente por exemplo.

Algumas das formas de contribuir para esse equilíbrio emocional e psíquico é a pratica de atividades físicas. Ao praticar atividade física você libera várias substâncias que facilitam a circulação sanguínea e a reorganização neuronal que são benéficas para o nosso cérebro. Os exercícios físicos realizados de maneira adequada e com autorização médica, podem atuar no organismo prevenindo várias doenças e ajudar no tratamento de muitas outras, inclusive as doenças emocionais. A caminhada, por exemplo reduz a ansiedade e diminui o risco de depressão, se realizada em grupo auxilia na sociabilidade.

Se organize e tenha na sua rotina a prática de exercícios que lhe trazem prazer, convide um amigo para uma caminhada matinal, ou após o trabalho, assim estará cuidando do bem-estar físico e emocional.

Juliana G. Graciano

Psicóloga_ CRP64973/06