ANO NACIONAL DO LAICATO

O Rosto do Laicato

Homens, mulheres, casados, solteiros, viúvos, idosos, jovens, crianças, ministros ordenados, religiosos e religiosas,  pessoas comuns como eu e você, todos nós somos chamados a ser Sal da terra e Luz do mundo, onde estivermos que sejamos cristãos verdadeiros, em palavras e atitudes na rotina diária.

“Os cristãos leigos e leigas que vivem sua fé no cotidiano, nos trabalhos de cada dia, nas tarefas mais humildes, no voluntariado, cuja vida está escondida em Deus, são o perfume de Cristo, o fermento do Reino, a glória do Evangelho. Eles se santificam nos altares do seu trabalho: a vassoura, o martelo, o volante, o bisturi, a enxada, o fogão, o computador, o trator. Constroem oficinas de trabalhos e de oração.” (Doc. 105, n.35)

Doze delegados foram selecionados, de todas as nossas capelas, para representar Santa Mena na Diocese. Cada um com seu trabalho, suas tarefas, para a construção do Reino:

ü  Adnelson Gama da Silva, Benedito Ribeiro Silva (Biu) e Evanjo Rios de Lima (Capela Nossa Senhora Aparecida);

ü  Erivaldo Rocha de Jesus (Rocha), Monica Soares Alves e Valquíria Aparecida Pereira Parolin (Capela São Judas Tadeu);

ü  Claudinei Tomazinho, Joziane Silva do Nascimento e Mirian Magalhães Silveira Stucchi (Capela Nossa Senhora de Fátima);

ü  Camila Cristina de Arruda Souza, Efigênia Alves Saraiva e Rejane da Silva Almeida (Matriz Santa Mena).

A consciência de que a vida de cada pessoa é uma missão, a afirmação de que em cada irmão está o prolongamento da Encarnação de Cristo, a Igreja representada pelo nosso Papa, deposita em nós todos, claros sinais de esperança, como protagonistas da nova evangelização.

“O mundo está dilacerado pelas guerras e violência, ou ferido por um generalizado individualismo que divide os seres humanos e põe-nos uns contra os outros visando ao próprio bem-estar…..” (Evangelli Gaudium, n.99). Com pequenos, mas significativos atos, devemos fazer a diferença, por mais que sejamos tentados a desistir, nos acomodar, necessitamos de contínua renovação e conversão, buscai também os sinais do Reino no mundo.

Camila Cristina de Arruda Souza, coordenadora da Pastoral dos Ministros da Matriz Santa Mena.